quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Visita a unidade de pronto atendimento de manguinhos!

No dia 20, conhecemos a Unidade de Pronto Atendimento de Manguinhos localizada no município do Rio de Janeiro. As UPAs são responsáveis pelo atendimento a urgências e emergências médicas e odontológicas, com demanda espontânea de pacientes. O objetivo dessas unidades é reorientar o fluxo dos atendimentos de emergências hospitalares que encontram-se sobrecarregadas. Diferente das clínicas da saúde da família, o antendimento nas UPAs não está vinculado com a região onde o indivíduo mora.
A UPA que visitamos está localizada no mesmo terreno de uma Clínica da Saúde da Família dando a idéia de rede de serviços de saúde, uma realidade que queremos, mas ainda não temos. Naquela região em especial, a UPA é o serviço de saúde mais próximo e viável para os moradores de bairros vizinhos, isso porque a clínica da família atende apenas os moradores de manguinhos, os moradores de bairros próximos acabam ficando sem atenção básica, tendo como único recurso a unidade de pronto atendimento. Essa falta de atenção aos demais bairros acaba sobrecarregando a UPA, além de possibilitar um fugimento do foco do serviço.
A UPA de manguinhos é nova, com uma estrutura ampla, mais leitos do que a maioria, e com uma equipe profissional aparentemente satisfeita e bem articulada. Nos dividimos para conhecer todas as áreas e profissionais envolvidos no processo de trabalho, desde o acolhimento até a internação dos leitos.
A Unidade de Pronto Atendimento me parece ser uma boa idéia para mudar a realidade das emergências sobregarregadas. Entretanto, é necessário considerar que implantar apenas UPAs não será o suficiente para responder às necessidades da atenção básica. É fundamental que haja uma rede que dê conta das diversas demandas das comunidades, isso envolve postos, ou clínicas da família, UPAs e CAPs.
Além dessa atividade, fomos visitar a biblioteca, resultado do PAC. Um espaço lindo, de cultura e integração onde se tem acesso a todo tipo de literatura, a internet, filmes, computadores, cursos entre outros. Fiquei bastante impressionada com aquela estrutura e o impacto naquela comunidade.

As postagens e comentários aqui publicados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autor(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário